À frente da gestão estadual da educação, que contará com mais de 532 mil estudantes neste ano, ela contou os projetos conquistas recentes em entrevista ao CBN Educa+.
O programa CBN Educa+ desta quarta-feira (28) recebeu a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, para um bate-papo com as apresentadoras Fernanda Cruz e Amanda Garcia. Durante a entrevista, a gestora falou sobre os avanços, os desafios enfrentados à frente da pasta e respondeu a dúvidas enviadas por ouvintes.
Professora formada em Geografia e concursada da rede estadual, Rowenna construiu sua trajetória na educação pública antes de assumir cargos de coordenação de projetos e políticas educacionais no governo. Mesmo ocupando hoje a chefia da pasta, ela reforça que sua identidade principal segue sendo a de educadora.
“Era para ser apenas três meses, para substituir Jerônimo e organizar a transição, e até agora estou aqui. Eu sempre digo que estou secretária porque sou professora da rede, e isso faz toda a diferença. Pensar nas melhores estruturas, na valorização, no aprendizado… por isso gosto de ver tudo de perto, de comer a comida oferecida. Já estive do outro lado e estarei de volta quando essa missão for concluída”, afirmou.
Em 2026, a rede estadual contará com mais de 532 mil estudantes matriculados, o que amplia o desafio de garantir qualidade no ensino. Para atender essa demanda, a secretaria já investiu mais de R$ 11 bilhões na modernização e padronização das escolas. Até o momento, 620 colégios foram entregues, sendo quatro deles durante o período de férias, além da ampliação do ensino integral, que deve se tornar referência nacional.
Rowenna também esclareceu dúvidas sobre matrícula. Segundo ela, estudantes que não conseguiram se inscrever dentro do prazo devem procurar diretamente a unidade escolar desejada para verificar a possibilidade de inclusão. Para dar conta do aumento no número de alunos, a Secretaria convocou mais de 900 aprovados no último concurso REDA, com expectativa de novas convocações.
“O meu objetivo é convocar todos os professores, porque isso é bom para todos. Fazer um novo concurso custa tempo e dinheiro, então estamos avaliando diariamente a necessidade de mais profissionais. Se houver, vamos convocar de imediato. Fiquem sempre atentos ao Diário Oficial e aos prazos”, orientou.
Conscientização
Além dos investimentos em infraestrutura e expansão da rede, Rowenna Brito adiantou que em 2026 será intensificado o debate sobre a violência contra a mulher dentro das escolas, como estratégia de conscientização e enfrentamento aos altos índices de feminicídio. A proposta é trabalhar o tema de forma transversal, por meio de projetos pedagógicos, formação de professores e diálogo direto com os estudantes.
Para a secretária, a escola tem papel fundamental na transformação social e na construção de uma cultura de respeito desde a infância. Ao abordar temas como machismo, desigualdade de gênero e violência doméstica, a educação contribui para formar cidadãos mais conscientes e para romper ciclos históricos de violência.
“Já estou conversando com a secretária Neusa Cadore, de Políticas para as Mulheres (SPM), para fazermos algo conjunto. A escola é um espaço de formação humana. Quando discutimos violência contra a mulher com seriedade, estamos educando para o respeito, para o cuidado e para a vida. Precisamos agir na base, pois não podemos naturalizar o que está acontecendo”, destacou.
Missão e legado
Ao falar sobre seu principal legado à frente da pasta, a secretária destacou a importância das comunidades se sentirem representadas dentro das escolas, tanto na capital quanto no interior do estado, valorizando memória, identidade e pertencimento.
“Isso é identidade, é ver que as pessoas entendem que aquilo foi feito para elas. Antes, a secretaria homenageava nomes de políticos distantes, que nunca pisaram ali. Hoje mudou: estudantes, professores, gestão escolar e comunidade escolhem. Por isso temos tantos colégios com nomes de professores marcantes e lideranças comunitárias. Isso é necessário”, concluiu.
Sobre o programa
O CBN Educa+ segue como um espaço dedicado ao debate qualificado sobre educação pública, reunindo gestores, especialistas e educadores para discutir caminhos, desafios e experiências exitosas em diferentes regiões da Bahia.
O programa é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na Rádio CBN Salvador (107,9 FM), com transmissão simultânea nas plataformas digitais da emissora.
Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Sandro Régis assume liderança do União Brasil na ALBA